Oradoras

Sue Scott

Marta Soler

A Professora Sue Scott é socióloga, trabalhando principalmente sobre as temáticas do género e da sexualidade. Ocupou cátedras em quatro universidades no Reino Unido tendo desempenhado diversos cargos: Postgraduate Dean, Dean of Humanities and Social Sciences e Pro-Vice Chancellor for Research. É membro da Academia de Ciências Sociais do Reino Unido e membro do respetivo Conselho. 
Foi Presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 2007-2009 e é atualmente Presidente da Associação Europeia de Sociologia.
É atualmente Professora Honorária na Universidade York e Professora Visitante na Universidade de Helsínquia. Desempenha ainda funções como consultora de investigação e conselheira junto de diversas Universidades e organizações, no Reino Unido e na Europa, e enquanto mentora para o exercício de cargos de liderança académica. Fundou e dirige a plataforma Discover Society discoversociety.org.

 

 

                                              Tendo obtido o seu Doutoramento em Harvard, Marta Soler é Professora Catedrática de Sociologia na Universidade de Barcelona, onde é Diretora do CREA-Investigação. É atualmente Vice-Presidente da Associação Europeia de Sociologia, Presidente da Associação Catalã de Sociologia, Tesoureira da Aliança Europeia para as Ciências sociais e Humanidades e Editora da revista International Sociology.
Coordena o projeto SOLIDUS, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa H2020 e um projeto sobre o Impacto dos Atos Comunicativos nas Relações de Género, financiado pelo Ministério Espanhol da Ciência.
O CREA foi responsável pela primeira pesquisa sobre violência de género realizada em universidades espanholas.

Karla Bessa

Karla Bessa é Doutora em História Social (unicamp), Pós-doutora pela Universidade de Michigan  (EUA) e foi Pesquisadora Visitante do Departamento de Estudos Fílmicos -King´s College, UK (2014).  Atualmente coordena o Núcleo de Estudos de Gênero PAGU junto à Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Integra o corpo docente dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais (IFCH) e Multimeios (Instituto de Artes), ambos na Unicamp. Suas pesquisas perpassam o estudo das relações entre cinema, história e relações de gênero, com ênfase na filmografia Brasileira. Sua pesquisa anterior tratou do mapeamento de mudanças estéticas e políticas  nos festivais de cinema lgbt e queer e suas interações com  a constituição de novas subjetividades e lutas políticas que ampliaram importantes noções do feminismo na cena internacional e brasileira. Dentre suas publicações destaca-se a co-organização do Dossiê: Relações de Gênero, Sexualidade & Cinema; dentre outros artigos em revistas especializadas nos Estudos de Gênero  e capítulos de livros.